quinta-feira, 16 de outubro de 2008

EVANGELHO DO DIA

Ai de vocês! Pois fazem túmulos bonitos para os profetas, os mesmos profetas que os antepassados de vocês mataram. Com isso vocês mostram que concordam com o que os seus antepassados fizeram, pois eles mataram os profetas, e vocês fazem túmulos para eles. Por isso a Sabedoria de Deus disse: "Mandarei para eles profetas e mensageiros, e eles matarão alguns e perseguirão outros." Por causa disso esta gente de hoje será castigada pela morte de todos os profetas assassinados desde a criação do mundo, começando pela morte de Abel até a morte de Zacarias, que foi assassinado entre o altar e o Lugar Santo. Sim, eu afirmo a vocês que o povo de hoje será castigado por todos esses crimes.
- Ai de vocês, mestres da Lei! Pois guardam a chave que abre a porta da casa da Sabedoria. E assim nem vocês mesmos entram, nem deixam os outros entrarem.
Quando Jesus saiu dali, os mestres da Lei e os fariseus começaram a criticá-lo com raiva e a lhe fazer perguntas sobre muitos assuntos. Eles queriam levá-lo a dizer alguma coisa que pudesse lhes servir de motivo para acusá-lo

Comentário do Evangelho
As denúncias de Jesus

Seguem-se as duas increpações finais dirigidas aos doutores da Lei. O judaísmo surgiu a partir do Exílio (séc. VI a.EC). Desde então a profecia é desautorizada, pois é decretado que Deus só fala ao povo através do sumo sacerdote. Os profetas eram considerados hereges, eram perseguidos e mortos. Agora, doutores da Lei e fariseus constroem túmulos para estes profetas, porém sabem que são herdeiros da doutrina de seus assassinos. Ainda mais, arvoram-se em porta-vozes e intérpretes dos profetas, porém com sua doutrina distorcem suas palavras e afastam o povo de Deus.
Em reação às denúncias de Jesus, os escribas e fariseus empenham-se, cada vez mais, em provocações para pegá-lo em alguma palavra que justifique sua condenação.

Oração

Pai, que a compreensão de teu sábio plano de salvação para a humanidade me leve a estar atento às palavras de Jesus, o qual me indica o caminho para chegar a ti.



A Bíblia é a Palavra de Deus.
"Passará o céu e a terra,
porém as minhas palavras
não passarão."
(Lucas 21:3)



Jesus lhes disse:
"Ide por todo o mundo e pregai o
Evangelho a toda criatura".
(Mc 16,15)

Sem comentários: