sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Oração a Santa Bárbara

Santa Bárbara,
que sois mais forte
que as torres das fortalezas
e a violência dos furacões,
fazei que os raios não me atinjam,
fazei que os trovões não me assustem
fazei que o troar dos canhões
não me abalem a coragem e a bravura.

Ficai sempre ao meu lado
para que possa enfrentar
de fronte erguidas e rosto sereno
todas as tempestades e batalhas de minha vida,
para que, vencedor de todas as lutas,
com a consciência do dever cumprido,
possa agradecer a vós, minha protetora,
e render graças a Deus, criador do céu,
da terra e da natureza: este Deus,
que tem poder de dominar
o furor das tempestades
que tem poder de dominar
e abrandar a crueldade das guerras.

Santa Bárbara, rogai por nós !





Santa Bárbara (Primeiros anos do século IV)


Santa Bárbara é invocada, sobretudo, como protetora contra a morte trágica e contra os perigos de explosões, de raios e tempestades.

Na iconografia cristã, é geralmente apresentada como uma virgem, alta, majestosa, com uma palma significando o martírio, um cálice como símbolo de sua proteção em favor dos moribundos e ao lado uma espada, instrumento de sua morte.


Palavras do Evangelho


"Não julgueis que vim trazer a paz à terra. Eu vim trazer a divisão entre o filho e o pai, entre a filha e a mãe, e os inimigos do homem serão as pessoas da própria casa" (Mt10,34-36).


Conta-se que, na iminência de ser decapitada, diante de seu sacrifício final e supremo, Bárbara rezou a Jesus:

" - Senhor, tu que criaste a imensidão dos céus e da terra,
e preenchestes os abismos,

Tu que ordenaste às nuvens que chovesse
sobre os bons e os reis,

Tu que andaste sobre as águas do mar
e dominaste o vento das tempestades,

Tu a quem todas as coisas obedecem,
ouve com atua infinita misericórdia
a oração desta tua serva:

Peço-te, meu Senhor Jesus,
que se alguma pessoa ao rezar em Teu louvor,
lembrar-se de mim e do meu martírio,
conceda-lhe, pela Tua misericórdia,
a graça pedida, amém !"

Sem comentários: