sábado, 26 de dezembro de 2009

MAGNIFICAT

"todas as gerações me hão-de chamar ditosa".



Assim se chama ao Cântico de Nossa Senhora após a saudação de sua
prima Isabel, porque era esta a primeira palavra do latim : Magnificat
anima mea Dominum (Minha alma louva ao Senhor).

É, portanto, um cântico antes do nascimento de Jesus.

Este Cântico encontra-se em S. Lucas em forma de salmo :

- Minha alma glorifica ao Senhor / e o meu espirito
exulta de alegria em Deus meu Salvador.

- Porque olhou para a humildade da sua serva / de facto,
desde agora todas as gerações me hão-de chamar ditosa.

- O Poderoso fez em mim maravilhas / santo é o Seu nome.

- Sua misericórdia se estende de geração em geração /
sobre aqueles que O temem.

- Manifestou o poder do Seu braço / dispersou os soberbos.

- Depôs do trono os poderosos / e exaltou os humildes.

- Saciou de bens os que têm fome / e aos ricos despediu
de mãos vazias.

- Veio em socorro de Israel seu servo / recordando-Se de
Sua misericórdia.

- Assim como prometera a nossos pais / a Abraão e a seus
filhos para sempre. (Lc. 1/46-55).

O Magnificat é um encantador rendilhado tecido com as
linhas do Antigo Testamento e revela uma alma profundamente
familiarizada com as Escrituras, tendo como fonte princpal o cântico
de Ana; mas os entendidos crêem que nele se alude a mais de quinze
passgens do Antigo Testamento.

Lucas não ouviu este Cântico da boca de Maria nem ninguém lho contou,
mas, por inspiração de Deus e segundo as Escrituras, pôs na boca de
Maria o mesmo júbilo do Cântico de Ana :

- Exulta o meu coração de júbilo no Senhor.

- Nele se eleva a minha fronte; a minha boca desafia os
meus adversários.

- Porque me alegro na Tua salvação, ninguém é santo como
Tu, Senhor(cf.1 Sam.2/1-10).

Na forma e no estilo, tanto um como o outro é um Salmo de
acção de graças individual.

O Magnificat entrou na Liturgia das horas e tornou-se
muito familiar em muitas celebrações litúrgicas sobretudo de louvor e
de acção de graças a Deus, de modo que toda a Igreja se serve das
mesmas palavras de Nossa Senhora para louvar e agradecer a Deus.

Diz o Catecismo da Igreja Católica :

2619. ? (...) O Magniflcat latino (o Megalinário
bizantino) é, ao mesmo tempo, o cântico da Mãe de Deus e o da Igreja,
cântico da Filha de Sião e do novo povo de Deus, cântico de acção de
graças pela plenitude de graças derramadas na economia da salvação,
cântico dos "pobres", cuja esperança se vê satisfeita pelo cumprimento
das promessas feitas a nossos pais, "em favor de Abraão e da sua
descendência, para sempre".

Sem comentários: