sexta-feira, 18 de julho de 2008

EVANGELHO DO DIA

Ano A
Dia: 18/07/2008
Jesus e o sábado
Mt 12, 1-8


Poucos dias depois, num sábado, Jesus estava atravessando uma plantação de trigo. Os seus discípulos estavam com fome e por isso começaram a colher espigas e a comer os grãos de trigo. Quando alguns fariseus viram aquilo, disseram a Jesus:
- Veja! Os seus discípulos estão fazendo uma coisa que a nossa Lei proíbe fazer no sábado!
Então Jesus respondeu:
- Vocês não leram o que Davi fez, quando ele e os seus companheiros estavam com fome? Davi entrou na casa de Deus, e ele e os seus companheiros comeram os pães oferecidos a Deus, embora isso fosse contra a Lei. Pois somente os sacerdotes tinham o direito de comer esses pães. Ou vocês não leram na Lei de Moisés que, nos sábados, os sacerdotes quebram a Lei, no Templo, e não são culpados? Eu afirmo a vocês que o que está aqui é mais importante do que o Templo. Se vocês soubessem o que as Escrituras Sagradas querem dizer quando afirmam: "Eu quero que as pessoas sejam bondosas e não que me ofereçam sacrifícios de animais", vocês não condenariam os que não têm culpa. Pois o Filho do Homem tem autoridade sobre o sábado.

Comentário do Evangelho
A liberdade de Jesus

Uma das características dos evangelhos é registrar a liberdade com que Jesus agia diante da Lei de Moisés, e o conflito resultante com os chefes religiosos de Israel. Uma das principais observâncias legais do judaísmo era o repouso sabático.
Diante da crítica dos fariseus, Jesus cita a figura de maior proeminênia na tradição deles: Davi. Em uma narrativa bíblica, Davi com seus companheiros desrespeitaram a consagração dos pães da proposição e os comeram. Os próprios sacerdotes, em suas múltiplas atividades cultuais, não observavam o repouso sabático.
Jesus age com liberdade em relação à Lei, relativizando-a em vista da prática da misericórdia. É o amor que socorre os pobres e os sofredores em suas necessidades e carências, promovendo a vida.

Oração

Pai, faze-me misericordioso no trato com o meu semelhante, e livra-me de toda tendência ao legalismo sem piedade, que se coloca a serviço da morte.




A Bíblia é a Palavra de Deus.
"Passará o céu e a terra,
porém as minhas palavras
não passarão."
Lucas 21:3

Jesus lhes disse:
"Ide por todo o mundo e pregai
o Evangelho a toda criatura".
(Mc 16,15)

Sem comentários: