quarta-feira, 23 de julho de 2008

EVANGELHO DO DIA

Ano A
Dia: 23/07/2008
O semeador
Mt 13, 1-9

Naquele mesmo dia Jesus saiu de casa, foi para a beira do lago da Galiléia, sentou-se ali e começou a ensinar. A multidão que se ajuntou em volta dele era tão grande, que ele entrou num barco e sentou-se; e o povo ficou em pé na praia. Jesus usou parábolas para ensinar muitas coisas. Ele disse:
- Escutem! Certo homem saiu para semear. Quando estava espalhando as sementes, algumas caíram na beira do caminho, e os passarinhos comeram tudo. Outra parte das sementes caiu num lugar onde havia muitas pedras e pouca terra. As sementes brotaram logo porque a terra não era funda. Mas, quando o sol apareceu, queimou as plantas, e elas secaram porque não tinham raízes. Outras sementes caíram no meio de espinhos, que cresceram e sufocaram as plantas. Mas as sementes que caíram em terra boa produziram na base de cem, de sessenta e de trinta grãos por um.
E Jesus terminou, dizendo:
- Se vocês têm ouvidos para ouvir, então ouçam.

Comentário do Evangelho
A parábola do semeador

Esta parábola do semeador é a primeira de um conjunto de sete parábolas reunidas por Mateus. Ela é tida como originária do próprio Jesus, enquanto que a explicação que a segue (cf. 24 jul.) parece ser elaboração tardia das comunidades. Na parábola, o semeador e a semente são os mesmos. O destaque está na diversidade dos terrenos. São as pessoas e a maneira como recebem a palavra de Deus. A parábola mantém viva a memória de Jesus, o semeador, e sua palavra, a semente, como a fonte vital do compromisso e da perseverança no Reino de Deus. E apresenta o panorama da comunidade, na sua diversidade e em seus problemas, conforme as várias maneiras com que seus membros recebem a palavra de Jesus.
O fundamental é o acolhimento da palavra, concretizando-a na prática, produzindo frutos de amor, de misericórdia, e de justiça, conforme a vontade do Pai.

Oração

Pai, dá-me ouvidos dóceis que me coloquem em comunhão com Jesus, de modo que eu possa deixar-me instruir e me transformar por ele.



A Bíblia é a Palavra de Deus.
"Passará o céu e a terra,
porém as minhas palavras
não passarão."
Lucas 21:3

Jesus lhes disse:
"Ide por todo o mundo e pregai
o Evangelho a toda criatura".
(Mc 16,15)

Sem comentários: