quarta-feira, 9 de julho de 2008

Para ser enganado, preencha este cupom com seus dados!

Que cupom?

Como assim?

Por que eu quereria ser enganado?

Tomara que você tenha se feito perguntas parecidas com essas ao ler o título deste artigo.

Afinal, será mesmo que alguém, em sã consciência, gostaria de ser enganado?

Parto do princípio que não!

A grande maioria de nós inicia relações, sejam de parceria profissional, amizade, namoro ou sob qualquer outro nome, desejando que a base delas seja, entre outros predicados, a sinceridade!

Aliás, um dos adjetivos que mais valorizamos numa pessoa é justamente a sua capacidade de dizer a verdade!

No entanto, haveremos de descobrir, ao longo de inúmeras experiências que vivermos, que a mente mente!

Ou seja, nosso complexo e ainda misterioso cérebro, um emaranhado de consciência e inconsciência, cria mecanismos de defesa ou estratégias de ataque que podem ser, antes de mais nada, perigosas e eficientes armadilhas.

Uma delas e mais comum do que imaginamos, é uma espécie de pedido para sermos enganados.

Pedimos?

Sim, pedimos, mesmo sem termos a menor noção de que estamos fazendo isso.

Na ânsia de amenizar certos sentimentos como solidão, baixa auto-estima, carência ou experimentar certas sensações como aceitação, acolhimento, segurança, criamos uma realidade que, na verdade, não existe!

Projetamos em alguém ou numa situação aquilo que gostaríamos de viver e sentir, e julgamos, ingênua e equivocadamente, que nosso desejo se tornou real e a vida nos presenteou com a chance de, finalmente, sermos felizes.

É a armadilha da idealização: passamos a viver uma história ideal, criada e alimentada por aqueles sentimentos e sensações que citei antes, do jeitinho que sempre desejamos que ela fosse; e embebedados por nós mesmos, nos recusamos a enxergar a história como ela realmente é.

Nossa mente passa a perceber, sentir e concluir não a partir do que está acontecendo de verdade, mas a partir de uma projeção deste ideal, ou seja, de uma ilusão...

Dependendo do quanto os envolvidos nessa nossa ilusão também a alimenta, e também dependendo do tempo que demoramos a cair na real, os estragos podem ser grandes.

Aqui cabe muito bem o ditado quanto mais alto, maior o tombo.

Como não preencher o cupom?

Como não idealizar?

Como não se enganar ou não permitir que alguém o engane?

Bem, tudo começa na coragem.

Todos nós podemos ser corajosos, mesmo quando estamos com medo.

Coragem não é a ausência do medo e sim o reconhecimento de nossa capacidade de superação.

Claro que não é fácil lidar com solidão, carência, baixa auto-estima, insegurança, entre outros sentimentos que nos colocam frente a frente com nossas limitações, mas com dedicação e persistência, podemos aprender e temos a vida toda para isso, embora seja prudente começarmos o quanto antes!

No mais, se você está com a sensação de ter se enganado ou de ter sido enganado mais vezes do que gostaria, perceba os sinais.

Se a sua voz interior ou intuição lhe disser, em alguns momentos, para você ir com calma, vá com calma!

Se as pessoas que amam você lhe alertarem para as improbabilidades desta situação, mantenha-se alerta!

Se a situação vivida lhe parecer a cura que caiu do céu, que vai lhe salvar de todas as suas angústias, questione-se: será que você não está fugindo de si mesmo?

Será que não está evitando ter de enfrentar suas dores, preferindo um atalho que parece lhe conduzir a uma felicidade bem mais rápida?

E fique com o coração bem aberto, a resposta virá!

Talvez você descubra que o que poderia ter se configurado como uma grande enganação é, na verdade, a oportunidade de aprender algo muito precioso.

Mas se, infelizmente, descobrir que é tarde demais e que você realmente se deixou enganar, corra atrás do prejuízo, rasgue o cupom preenchido e encha-se de coragem para abandonar o lugar de vítima e tornar-se dono de sua própria história.

Sem comentários: