quinta-feira, 9 de outubro de 2008

EVANGELHO DO DIA

Ano A
Dia: 09/10/2008
Quem pede recebe
Lc 11, 5-13

Então Jesus disse aos seus discípulos:
- Imaginem que um de vocês vá à casa de um amigo, à meia-noite, e lhe diga: "Amigo, me empreste três pães. É que um amigo meu acaba de chegar de viagem, e eu não tenho nada para lhe oferecer."
- E imaginem que o amigo responda lá de dentro: "Não me amole! A porta já está trancada, e eu e os meus filhos estamos deitados. Não posso me levantar para lhe dar os pães."
Jesus disse:
- Eu afirmo a vocês que pode ser que ele não se levante porque é amigo dele, mas certamente se levantará por causa da insistência dele e lhe dará tudo o que ele precisar. Por isso eu digo: peçam e vocês receberão; procurem e vocês acharão; batam, e a porta será aberta para vocês. Porque todos aqueles que pedem recebem; aqueles que procuram acham; e a porta será aberta para quem bate. Por acaso algum de vocês será capaz de dar uma cobra ao seu filho, quando ele pede um peixe? Ou, se o filho pedir um ovo, vai lhe dar um escorpião? Vocês, mesmo sendo maus, sabem dar coisas boas aos seus filhos. Quanto mais o Pai, que está no céu, dará o Espírito Santo aos que lhe pedirem!

Comentário do Evangelho
A oração

A oração é um dos temas dominantes de Lucas. No evangelho de hoje, ele acrescenta uma comparação original à narrativa de Mateus sobre a insistência no pedir. O próprio leitor está envolvido na narrativa. É sobre um amigo seu que recebeu como hóspede outro amigo, e vem lhe incomodar pedindo ajuda. Pela insistência, ele consegue seu objetivo. Seguem-se as repetidas exortações sobre a perseverança e a comparação entre um pai na terra e o Pai do céu.
Na intimidade de Deus a oração é um desnudar-se em todo nosso ser, com suas alegrias e tristezas, esperanças e desânimos, conquistas e frustrações, prazeres e dores. Na oração humilde aspiramos pelo Espírito Santo, o qual nos é dado pelo Pai.

Oração

Pai, que a minha oração seja plena de confiança em ti, pois sei que queres dar-me o que tens de melhor, o Espírito Santo.


A Bíblia é a Palavra de Deus.
"Passará o céu e a terra,
porém as minhas palavras
não passarão."
(Lucas 21:3)

Jesus lhes disse:
"Ide por todo o mundo e pregai o
Evangelho a toda criatura".
(Mc 16,15)

Sem comentários: