domingo, 12 de outubro de 2008

Súplica da Criança

Senhor ...

Disseram os homens que me queriam tanto,
mas ao atingir-lhes a casa, não dialogaram
comigo, segundo as minhas necessidades.
Quase todos me ofereceram um berço enfeitado,
mas poucos me deram o coração.
Afirmam que devo procurar a felicidade,
entretanto, não sei como fazer isso,
se os vejo a quase todos sofrendo e rebelando-se
por não aceitarem as disciplinas da vida.

Escuto-lhes as lições de paz, contudo,
acompanho-lhes as rixas em vista de estarem sempre
exigindo o maior quinhão de recursos da Terra.



Recomendam-me buscar a alegria, mas,
muitas vezes, observo que esta misturado de
lágrimas o leite que me estendem.

Erguem palácios para mim, no entanto,
entre as paredes dessas mansões coloridas e belas,
renovam, a cada dia, reclamações e queixas
que não sei compreender, nem registrar.

Explicam que preciso praticar o perdão e ,
ao mesmo tempo, muitos me mostram como
exercitar a vingança.

Senhor !...
Que será de mim, neste grande mundo que
construíste entre as estrelas,
sempre adornado de flores e aquecido pelo Sol,
se os homens me abandonarem ?

Faze que eles reconheçam que dependo deles
como o fruto depende da arvore.
E, tanto quanto seja possível, dizer-lhes, Senhor,
que terei comigo apenas o que me derem
e que posso ser, enquanto estiver aqui,
unicamente o que eles são.

Sem comentários: