domingo, 28 de outubro de 2007

APRENDENDO COM OS ERROS

Erros acontecem. Você e eu os cometemos no passado e, infelizmente, iremos cometê-los outra vez no futuro. Se você nunca cometeu erros no seu trabalho, ou não está trabalhando há muito tempo ou não está fazendo muita coisa.
Como reagimos aos fracassos e aos erros é uma das decisões mais importantes que fazemos todos os dias. De que maneira você reage ao fracasso? A falha não significa que não se realizou nada. Sempre há a oportunidade de aprender algo.
Todos nós falhamos e cometemos erros. Na verdade, as pessoas bem-sucedidas sempre têm mais falhas que a média das pessoas comuns. Em toda a História, todas as grandes personagens falharam em algum momento da vida.
Qualquer um que esteja sempre realizando algo está ao mesmo tempo correndo o risco de fracassar. É sempre melhor fracassar em alguma coisa, que ser excelente em não fazer nada. Um diamante com defeito é mais valioso que um tijolo perfeito. As pessoas que não têm fracassos também não têm vitórias.
Certo dia, o diretor de um banco comunicou a um dos seus vice-diretores que iria aposentar-se e que o escolhera para ser seu sucessor na chefia da empresa. O jovem ficou extasiado pela honra que lhe era conferida e, ao mesmo tempo, preocupado com a responsabilidade inerente ao cargo. Assim que se refez do espanto, agradeceu:
Obrigado, senhor!

Em seguida, num tom mais sério, disse:

- Sempre o admirei muito pela sua habilidade à frente dos negócios.
Qual é o segredo do seu sucesso?

O velho diretor pôs a mão no queixo, pensou um instante e em seguida replicou:

- Saber tomar decisões acertadas.

- E como foi que o senhor aprendeu a tomar decisões acertadas?
Indagou o jovem.

Com um brilho diferente no olhar, o diretor respondeu:
- Tomando algumas erradas.
É impossível separar o fracasso do sucesso; são duas faces de uma mesma moeda. Ninguém aprende a tomar decisões acertadas sem antes fazer algumas erradas.
Quem não assimila as lições dos erros cometidos nunca poderá obter sucesso.
Falhamos de verdade somente quando não aprendemos com a experiência. A decisão cabe a nós. Podemos escolher transformar um malogro num poste de amarração ou num poste de sinalização.
Quando você cometer um erro, admita-o. Não tente encobri-lo e fingir que nunca aconteceu e não foi realmente um erro. E, pelo amor de Deus, nunca atribua a culpa a qualquer outra pessoa, especialmente alguém que trabalha para você. Merecidamente, você perderá o respeito dos seus patrões, dos seus empregados ou dos seus sócios.
Lembre-se: Deus jamais vê qualquer um de nós como fracasso. Ele nos vê apenas como aprendizes

Sem comentários: