domingo, 21 de outubro de 2007

Oração para quem está envelhecendo.

Senhor, tu sabes que estou envelhecendo.
Ajuda-me a pensar que não sou uma peça
imprestável, no movimento da vida.
Reconheço que não tenho mais as mesmas
capacidades físicas, que me animaram
a juventude, nem os mesmos reflexos e disposição.
Contudo, auxilia-me a não desanimar,
e muito menos pedir aposentadoria
indevida das lides do mundo.

Não me deixes emurchecer, como flor queimada pelo sol.
Não permitas que eu tenha a idéia
fixa de falar de mim o tempo todo.
Impede-me de repetir detalhes infindáveis.
Dá-me rapidez para que eu seja objetivo.

Fecha a minha boca quando eu estiver
propenso a falar de minhas dores e
de meus sofrimentos.
Eles estão aumentando com o passar dos anos,
e meu desejo de falar deles aumenta a cada dia.
Ensina-me a dialogar, sem me fazer
excessivamente falador,
a fim de não causar indisposição nos demais.

Não me permitas conceber limitações desnecessárias.
Coloca as minhas mãos no trabalho
a fim de que eu elabore ainda criações no
campo da música, da pintura, da jardinagem, da cerâmica.

Ensina-me a melhor ocupação para o
tempo que disponho.
Um tempo que, desde os dias da juventude, reclamava não ter.

Permita que eu me levante a cada dia
disposto a aprender alguma coisa mais.
Pode ser uma forma diferente de usar
o pincel, uma breve poesia,
um ensinamento, uma receita surpreendente.

Desejo ser jovial sem parecer tolo e imprudente.
Torna-me solícito mas não abelhudo.
Prestativo, mas não dominador.

Desejo ser um avô que possa contribuir
com a educação dos meus netos e
não os deseducar, com a única
finalidade de que apreciem sair comigo, nas tardes de primavera.

Ensina-me, ainda, a gloriosa lição de que,
às vezes, posso estar errado.
Aprendi muito, guardo experiências
preciosas, mas não tenho o direito de
desprezar os avanços da modernidade e da ciência.

Depois de ter adquirido uma enorme bagagem
de sabedoria e experiência,
parece uma pena eu não poder usá-la
totalmente, sem criar embaraços aos demais.

Se a dependência física se tornar
necessária, ajuda-me Deus,
a ter paciência comigo mesmo,
suportando o corpo que tanto me serviu até aqui.
Com ele eu dancei, cantei,
viajei, vivi doçuras, momentos bons e maus.
Auxilia-me a continuar a amá-lo.

Sem comentários: