sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Por que somos "só" água

A filosofia do Tantra, base a partir da qual foi elaborado o Hatha Yoga, tem como alicerce esta frase "Tudo que esta aqui, se encontra no universo, o que não esta aqui... não existe".
A filosofia diz que meu ser é composto dos quatro elementos... Como o resto do universo: terra, água, fogo e ar.
Geralmente esquecemos que cada um de nós é um oceano interior. A água do nosso corpo se organiza numa rede grandiosa. Veja bem: 5 bilhões de capilares, 500 milhões de veias e pequenas veias, cento e sessenta milhões
de artérias e arteríolas: superfície de intercâmbios de 300 m2, ou seja, uma quadra de basquete por onde passam cruzando-se alimentos e rejeições do consumo das células.
A vida é forte e ao mesmo tempo frágil: podemos funcionar sem gordura, sem proteína, mas basta perder 20% da água do corpo para morrer.
A água circula pelo nosso corpo todinho de cima para baixo, de baixo para cima. A saliva contém 99% de água, o sangue 75%. A substância que compõe o cérebro é feita de 85% de água, mais que o intestino ou a pele, que só contém 70 a 80%. Até os ossos contêm 20% de água. A parte mais seca do nosso corpo? O esmalte dos dentes: 0,2%
Para fazer a regulagem desse fluxo, o coração bombeia quase um copo de sangue a cada batimento. Em um minuto, passam por ele 5 litros... 8 600 litros por dia! Na hora da morte, esse pequeno órgão, que nem pesa um kilo, terá batido 100 mil vezes por dia... ou seja, 2 bilhões e meio de vezes no decorrer de uma vida!
Já que somos só água, preciso falar dos 'vazamentos'. Para um pequeno pipi-stop, preciso lembrar que 180 litros de sangue passam pelos rins. Glicose, aminoácidos e sais são recuperados nesse processo pelos rins.
Existem perdas de água ligadas à digestão e à condensação do ar respirado.
Quanto mais o ar respirado estiver seco, mais perda de água ocorre no nosso corpo.
A pele é o órgão por onde o corpo re-estabelece o equilíbrio térmico, ela corre na pele e evapora. Num dia normal, preciso de 2,5 litros de água para compensar as perdas. Em um dia quente, e com muitos esforços, a perda é de 10 a 15 litros... Uma questão de vida e morte.
Ainda teria também muito para falar da água contida nos alimentos, das reservas de nove litros que o corpo faz entre o estômago e os intestinos e que poderão ser usados em caso de emergência. Teria muito a falar também sobre os 50 litros que a cada hora participam dos intercâmbios entre as
células.
A água tem essa importância capital, já que fomos construídos "sobre" e "com" ela. Esse líquido estrutura a matéria viva, transporta as informações, serve como cola entre as células. As células se organizam em ateliês - os
organitos - ao redor da água. Sem água, o corpo todo estaria deformado, distorcido, misturado, bloqueado.
Água na superfície do globo terrestre : 71%
Toneladas de água... Numa proporção de quase dois terços. Massas enormes de águas em movimento. Já pensou: massas de águas submetidas às forcas cósmicas!
Perplexo?
Não. Veja bem. Nos já conhecemos a força que vem do sol, a importância do astro solar para a regulagem de nossos equilíbrios químicos delicados. Mas todo agricultor,marinheiro, parteira sabe... A lua tem um efeito sobre as águas.
Sobre as águas dos oceanos, sobre a água das plantas: um bom jardineiro observa as fases da lua e sabe quando a fase é propícia para semear e colher raízes (nabo, cenoura) ou frutas e folhas (tomates, alfaces). Um bom pescador vigia a lua para conhecer os mares.
E nossas águas? As mulheres são ligadas aos ciclos lunares, para menstruações, para partos. Toda parteira sabe que na virada da lua cheia, o hospital receberá muitas gestantes para dar a luz... 10 luas de gestação que nossa ciência racional resumiu em 9 meses de calendário! As mulheres sentem mais esses fenômenos cósmicos nelas, mas isso não quer dizer que os homens não sejam submetidos às forças lunares.
Nós todos temos que ter consciência desses fenômenos para fazer as pazes com a inteligência magnífica que jaz por traz do nosso mundo consciente.
Somos um mar interior, sim e como tal, estamos sempre sensíveis às forcas cósmicas, que precisamos acolher e prestigiar. Saber disso nos dá a certeza, a confiança que além de nossos processos intelectuais, existe grandeza e
perfeição. Não é preciso uma religião organizada para que cada um sinta
isso. Basta se ligar com essa magia interna para ativar as forças inconscientes do universo interior de cada um.
Somos um mar interno.
"Tudo que esta aqui... no meu corpo... se encontra no universo".

O Deus que habita em mim sauda o deus que habita em você.

Sem comentários: