quarta-feira, 24 de outubro de 2007

SER PAIS, SEGUNDO OS ANJOS

Os anjos dizem que nossos medos muitas vezes interferem com a alegria de ser pai ou mãe. Embora muitos digam que a culpa e a preocupação caminham lado a lado com o fato de sermos pais, os anjos não concordam. De acordo com os anjos, a melhor maneira de sermos pais seria mantermos expectativas positivas em relação ao nossos filhos.
Os anjos preferem que os pais não sejam críticos em relação aos filhos e os ajudem a identificar e a aproveitar seus dons. Os anjos querem que nós amemos a nós mesmos e a nossos filhos assim como Deus nos ama – incondicionalmente – enquanto amorosamente buscamos meios de aperfeiçoar nossos traços e talentos para que eles possam ser usados a serviço do mundo.
Ilona, uma de minhas clientes, estava preocupada com sua filha mais velha, Kim, de quinze anos. Procurou-me para uma leitura angélica querendo saber a causa pela qual Kim andava irritada e distante.
Ilona disse: "Kim fica me mandando embora toda vez que tento falar com ela. Será que os anjos dizem que ela está zangada comigo, ou que está começando a usar drogas? Nós éramos tão próximas até pouco tempo!"
"Lembre-se, por um momento, de como você considerava Kim durante seus momentos de proximidade", responderam os anjos. "Você a tinha na mais alta consideração e esperava o mesmo dela. A expectativa era de respeito mútuo e amizade, e acontece que era esse o resultado.
"Pense nisso desta forma", continuaram os anjos. "Você não se comporta de maneira diferente quando está entre pessoas que obviamente gostam de você? Isso não traz à tona o melhor de você, só pelo fato de sentir que alguém a tem em alta consideração?"
"É claro", respondeu Ilona.
"E ao inverso, você não se comporta dasajeitadamente quando está perto de alguém que parece desaprová-la?"
"Sim, acho que sim...", respondeu Ilona.
"Sua filha Kim está simplesmente respondendo a sua expectativa", disseram os anjos. "Quando certo dia ela pediu um pouco de privacidade, você sentiu isso como se fosse uma coisa pessoal contra você e passou a vê-la e a tratá-la de maneira diferente. Essa situação foi-se complicando cada vez mais, e suas expectativas negativas foram sendo acentuadas cada vez mais ."
"Vocês querem dizer que sou eu que faço com que Kim se comporte desse jeito?" Ilona ergueu a sobrancelha.
"Em certo sentido, todos são uma extensão de você e são afetados por suas expectativas positivas ou negativas. Da mesma forma pela qual você se comporta de maneira diferente quando está diante de uma pessoa positiva, do que quando está diante de uma pessoa que lhe inspira medo ou que a desaprova, assim acontece com Kim.
"Sabemos que você deseja um relacionamento mais profundo e próximo com sua filha. Pedimo-lhe que veja e sinta o relacionamento que deseja, cada vez que falar com Kim ou que pensar nela. Imagine vocês duas no cinema, no shopping, conversando e tendo uma maravilhosa amizade entre mãe e filha. Quando começar a resvalar para uma expectativa negativa, peça-nos para que captemos e corrijamos seus pensamentos a fim de que sejam alinhados com seus desejos , não com seus medos."
"Posso fazer isso", disse Ilona.
Duas semanas mais tarde Ilona retornou para um atendimento. "No começo foi difícil permanecer otimista quando Kim me evitava " , disse ela. "Mas eu rezei por ajuda, e isso pareceu dar-me certa força. Recusei-me a desistir porque amo demais minha filha. Simplesmente forcei-me a visualizar nós duas conversando por aí, como costumávamos fazer. Parece que isso está de alguma forma tendo um efeito positivo em Kim. Só sei que sinto-me um pouco melhor –mais esperançosa, eu acho."
Um mês mais tarde recebi um entusiasmado telefonema de Ilona. "Você não adivinha de onde estou voltando agora!" disse ela, sem fôlego. "Kim e eu fomos ao cinema e nos divertimos muito! Foi exatamente como visualizei. Ela realmente está começando a se aproximar e a tratar-me como se gostasse de mim novamente. Há uma semana que não me diz nada desagradável."
Os anjos dizem que nossas expectativas positivas criam resultados positivos com nossos filhos, da mesma forma que com outras pessoas. Por outro lado, preocupar-se, como fez Ilona, é uma oração negativa que cria problemas para a pessoa. Eles dizem que as crianças são muito sensíveis e podem sentir quando a outra pessoa está com medo. As crianças reagem negativamente porque sentem-se inseguras quando seus pais estão com medo.
"O medo e a culpa não farão de vocês melhores pais", os anjos dizem. "Só o amor, combinado com orações para a orientação divina, lhes darão a centralização e a clareza de pensamento necessárias para orientar suas mentes. Lembrem-se de que as crianças percebem facilmente sua tensão, e quando sentem que estão preocupados ou sentem-se culpados, isso interfere em seu aprendizado. Em vez de focalizarem em suas palavras, elas focalizam em seus medos. Então aprendem a imitar aquela parte de seu comportamento. É isso que vocês desejam realmente, queridos pais?"
É normal para um pai ou uma mãe sentirem-se temerosos de vez em quando, e é melhor admitir gentilmente seus sentimentos honestos para seu filho, em lugar de encobri-los.
Afinal, seu filho pode sentir o que vocês sentem. Vocês serão um padrão de comportamento para seu filho ou filha, se mostrarem a ele ou a ela que estão controlando suas emoções com a oração, pedindo a Deus e aos anjos que afastem seu medo, preocupação ou culpa.

Sem comentários: