sábado, 17 de novembro de 2007

Por que adoramos a Deus?

Conta-se um episódio em que um pastor de uma grande igreja estava em pé, diante do templo quase vazio. O ministro olhou para os bancos vazios e encontrou quatro solitárias pessoas na congregação - um jovem e três senhoras idosas.
O pastor começou a falar: "Graças Te dou, ó Deus, porque ao menos algumas pessoas esforçaram-se para vir Te adorar, para se alimentarem da Palavra de Deus, crendo que não és menos importante do que a partida de futebol que está sendo transmitida hoje pela televisão."
De repente, o jovem que estava sentado no último banco se ergueu de um salto. "Oh, não! Eu me esqueci do jogo!", exclamou ele, saindo em disparada da igreja.
A grande pergunta que deveríamos fazer é: "Temos alguma coisa melhor para fazer do que ir à Igreja?" Estamos sempre muito ocupados com os afazeres domésticos - livros para ler, filmes e jogos para assistir, navegar na Internet. O que nos motiva a deixar de lado a televisão, adiar a ida ao shopping, e ir à igreja para adorar a Deus?
Imagino que para alguns a resposta é o hábito - e para falar a verdade, um hábito nada mau. Houve, porém, época em nossa vida em que ir à Igreja não era uma questão de hábito. De certo modo, tivemos de tomar a decisão de que essa era a disciplina que desejávamos seguir. Por que tomamos tal decisão?
Outros vão à igreja porque estão tristes ou feridos. Porque se sentem perdidos ou solitários. Em tais casos, a freqüência à igreja se torna uma parte de nossa busca por respostas. Outros ainda, vão à igreja contra a vontade - os pais ou o cônjuge os forçam a ir. E eles cedem por amor à paz.
Por que adoramos? Consideremos os seguintes pontos:
1. Não para fugir da realidade. A adoração é algo que tem o seu lugar na vida real.
Seria o mesmo que dizer hoje:
No ano em que os japoneses bombardearam Pearl Harbor, eu adorei a Deus.
No ano em que o submarino nuclear russo afundou, eu adorei a Deus.
No ano em que as torres gêmeas caíram, eu adorei a Deus.
No ano em que me casei,
no ano em que meu filho nasceu,
no ano em que meu amigo morreu
em meio a boas e más experiências, eu estava adorando ao Senhor."
Adorar no templo não é ignorar o que acontece lá fora. Não adoramos como uma espécie de fuga ao que acontece lá fora, mas para lidar com essas situações. "Escuta, Senhor, a minha oração e atende à voz das minhas súplicas", orou Davi. "No dia da minha angústia, clamo a Ti, porque me respondes" (Salmo 86:6 e 7).
É uma parte natural da adoração trazer conosco as ansiedades da vida. Trazemos nossos temores, nossas preocupações pela família, os problemas do mundo e os apresentamos ao Senhor em oração, em busca de conforto e orientação.
2. Para receber ou dar algo. O verdadeiro culto está centralizado em Deus. Muitos se enganam ao pensar que o culto é apenas para nosso benefício. Ouvimos pessoas dizendo: "Não estou sendo alimentado." "Não estou recebendo nada na Igreja. Não estou sendo fortalecido." "Não recebi nenhuma benção".
Por que adoramos? É verdade que adoramos para receber algo dessa experiência.
Mas nossa motivação prioritária deveria ser a de oferecermos algo a Deus. E enquanto não oferecemos algo a Deus em nossa adoração, não haverá nada a receber. Enquanto Deus não for glorificado pela nossa adoração, não poderemos ser abençoados.
3. Para reconhecer a santidade de Deus. A verdadeira adoração começa com o conhecimento da santidade de Deus. Temos perdido um pouco disso em nossos dias. Por que adoramos a Deus? Porque Ele é santo, e Sua santidade exige a nossa atenção.
4. Para compreender a nós mesmos. A verdadeira adoração nos ajuda a conhecer nossas fraquezas e a buscar o perdão de Deus.
Não podemos ir à presença de Deus sem estarmos cônscios de Sua santidade e sem percebermos nossa própria iniqüidade.
Por esse motivo, a oração de confissão deve sempre estar presente em nossa adoração. E nossa confissão sempre resulta no perdão de Deus.
"Se dissermos que não temos pecado nenhum", diz João, "a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça" (I João 1:8 e 9).
Por que adoramos? Para experimentarmos o perdão.
5. Para que a nossa vida seja diferente. Essa diferença envolve serviço. A adoração, em seu clímax, sempre motiva o adorador a arregaçar as mangas e se pôr a trabalhar. Entramos para adorar e saímos para servir. Na linguagem da Bíblia, adoração e serviço são a mesma palavra. Adoração e serviço andam de mãos dadas. Na vida cristã, não há como prestar adoração sem servir.
Por que adoramos? Para sermos desafiados a fazer algo.
A questão prioritária, portanto, não é por que vamos à igreja quando há tantas outras coisas para fazer. A verdadeira pergunta é o que faremos quando sairmos deste lugar. O profeta Isaías foi enviado para pregar uma mensagem ao povo. E nós, o que somos enviados a fazer? Qual é o chamado de Deus para nós, especificamente? A quem necessitamos amar um pouquinho mais?
O que Deus nos chama a fazer hoje pode mudar, mas que a nossa resposta seja sempre a mesma de Isaías: "Eis-me aqui, envia-me a mim" (Isaías 6:8).

Sem comentários: