segunda-feira, 7 de julho de 2008

7 pecados capitais: A INVEJA

Na terceira mensagem desta série sobre os pecados capitais, hoje vamos refletir sobre a inveja.
Assim como o orgulho, a inveja é considerada um pecado “frio”.
Também como o orgulho é um pecado difícil de ser admitido, mas, de certa forma, é considerado “respeitável”, porque o sofrimento maior é para o próprio invejoso.


O invejoso olha para cima e chora com amargura porque o outro está acima dele.

A inveja já foi considerada como um fogo devorador que consome a alma do invejoso.

A inveja também foi comparada com uma flecha envenenada, cujo veneno se espalha por todo corpo, sendo capaz de levar o invejoso a executar vinganças que só fazem sentido em sua alma tomada pela inveja.






A inveja não diminui com a idade. Se você é refém da inveja saiba que não adianta esperar um pouco para ela desaparecer. Deixada à vontade, a inveja só cresce.


Uma parábola

Disse o rei a um invejoso e um ganancioso: “um de vocês pode me pedir algo e eu lhe concederei, e cuidarei para que o outro ganhe duas vezes mais”.

Isso deixou os dois homens em um dilema. O invejoso não quis ser o primeiro a pedir, pois invejaria seu companheiro que receberia porção dobrada. Mas o ganancioso também não quis ser o primeiro, pois queria ter tudo.

Por fim, o ganancioso persuadiu o invejoso a ser o primeiro a fazer o pedido. Então o invejoso pediu ao rei que arrancassem um de seus olhos, sabendo que, dessa maneira, seu companheiro teria os dois olhos arrancados.
[]
São Basílio afirmou que a inveja implantada no coração do ser humano é um vício pernicioso que causa prejuízos à pessoa invejosa, mas não causa dano aos outros. Causa dano somente para a pessoa invejosa.

Sem comentários: