terça-feira, 22 de julho de 2008

DO QUE SÃO FEITAS AS AMIZADES

DO QUE SÃO FEITAS AS AMIZADES
Tendo amado os seus, amou-os até o fim.
João 13


Estamos acostumados a entender o amor como a experiência da solução das carências pessoais, procuramos alguém que nos ame como estamos acostumados a acreditar que merecemos ser amados. E na esperança da satisfação futura de nossas carências, nos adaptamos ao que pensamos que o outro deseja a fim de conquistar sua atenção e amor. Somos carentes e sedutores.



Em Jesus este padrão é invertido. Ele sabe quem é, sabe que veio de Deus e que voltaria para Deus e consciente de sua identidade, pode amar os seus, mesmos quando os seus não o entendem, porque não depende da opinião de ninguém para saber quem é, assim, não precisa seduzir.



E quando serve aos seus amigos não o faz na esperança de receber algo em troca, não é a barganha dos carentes, que cometem loucuras para depois cobrar bem caro.



Somente podemos servir os amigos naquilo que precisam quando não precisamos satisfazer seus caprichos a fim de conquistar sua aceitação. Amar é confrontar, é se calar, é dizer não, enfim, é agir contrariamente às expectativas do outro quando necessário.



Só é amigo de verdade quem pode contrariar o outro sem medo de ser rejeitado, quem não vai embora quando é frustrado e quem é amigo de si mesmo e de Deus e nisso deposita sua segurança

Sem comentários: