quarta-feira, 2 de julho de 2008

EVANGELHO QUOTIDIANO

Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68


Terça-feira, dia 02 de Julho de 2008

Hoje a Igreja celebra : Preciosíssimo Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo

Ver comentário em baixo,
S. Cirilo de Jerusalém : "Quem é este?"


Livro de Amós 3,1-8.4,11-12.

Ouvi esta palavra que o SENHOR pronuncia contra vós, filhos de Israel, contra toda a família que fez sair do Egipto: "De todas as nações da terra, só a vós conheci. Por isso vos castigarei, por todas as vossas iniquidades." Porventura andarão dois homens juntos, sem se terem posto de acordo? Porventura rugirá o leão na floresta, sem ter achado uma presa? Gritará o leãozinho no covil, sem ter lançado a garra a alguma coisa? Cairá uma ave no laço posto na terra, se o laço não estiver armado? Irá levantar-se a armadilha da terra, antes de ter apanhado alguma coisa? Tocar-se-á a trombeta na cidade, sem que o povo se assuste? Acontecerá alguma calamidade numa cidade, sem ser por disposição do Senhor? Porque o Senhor DEUS nada faz sem revelar o seu segredo aos seus servos, os profetas. O leão ruge: quem não temerá? O Senhor DEUS fala: quem não profetizará? Causei no meio de vós uma confusão enorme semelhante à de Sodoma e Gomorra. Ficastes como um tição que se tira do fogo. Mas não voltastes para mim - oráculo do SENHOR. Portanto, eis como te vou tratar, ó Israel! E como é assim que te vou tratar, prepara-te para comparecer diante do teu Deus, ó Israel!

Livro de Salmos 5,4-6.6-7.8.

Pela manhã, SENHOR, escuta a minha voz. Mal o Sol nasce, exponho diante de ti o meu pedido e fico à espera, confiante.
Tu não és um Deus que se agrade do mal; os maus não podem viver a teu lado.
Os arrogantes não poderão subsistir na tua presença, pois detestas os que praticam a iniquidade.
Os arrogantes não poderão subsistir na tua presença, pois detestas os que praticam a iniquidade.
Exterminas os mentirosos. O homem sanguinário e fraudulento é detestado pelo SENHOR.
Mas eu, pela grandeza do teu amor, entrarei na tua casa para te adorar, com reverência, no teu santo templo.


Evangelho segundo S. Mateus 8,23-27.

Depois subiu para o barco e os discípulos seguiram-no. Levantou-se, então, no mar, uma tempestade tão violenta, que as ondas cobriam o barco; entretanto, Jesus dormia. Aproximando-se dele, os discípulos despertaram-no, dizendo-lhe: «Senhor, salva-nos, que perecemos!» Disse-lhes Ele: «Porque temeis, homens de pouca fé?» Então, levantando-se, falou imperiosamente aos ventos e ao mar, e sobreveio uma grande calma. Os homens, admirados, diziam: «Quem é este, a quem até o vento e o mar obedecem?»

Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

S. Cirilo de Jerusalém (313-350), bispo de Jerusalém, doutor da Igreja
Catequeses baptismais, nº 10


"Quem é este?"


Se alguém quer honrar a Deus, que se prostre diante de seu Filho. Sem isso, o Pai não aceita ser adorado. Do alto do céu, o Pai fez ouvir as suas palavras: «Este é o meu filho muito querido, em quem pus todo o meu amor». O Pai encontra a sua alegria no Filho. Se também tu não achares a tua alegria nele, não terás a vida... Depois de ter reconhecido que há um só Deus, reconhece também que há o Filho único de Deus: «crê num só Senhor Jesus Cristo» (Credo). Dizemos «um só» porque só ele é Filho, mesmo que tenha muitos nomes...

«Ele é chamado Cristo» (quer dizer, ungido), um Cristo que não recebeu a sua unção de mãos humanas, mas que foi ungido desde toda a eternidade pelo Pai, para exercer em favor dos homens o sacerdócio supremo... É chamado o «Filho do Homem», não porque tenha a sua origem na terra, como cada um de nós, mas porque há-de vir sobre as nuvens para julgar os vivos e os mortos. É chamado «Senhor», não abusivamente como os senhores humanos, mas porque a senhoria lhe pertence por natureza desde toda a eternidade. É chamado, muito correctamente, «Jesus» (quer dizer, «O Senhor salva»), pois Ele salva curando. É chamado «Filho», não só porque uma adopção o elevou a esse título, mas porque foi gerado segundo a sua natureza.

Há ainda muitas outras denominações do nosso Salvador... No interesse de cada um, Cristo mostra-se sob diversos aspectos. Para os que precisam de alegria, faz-se «vinha», para os que precisam de entrar, é «a porta»; e, para os que querem apresentar as suas orações, aí está ele, «Sumo Sacerdote» e «Mediador». Para os pecadores, fez-se também «cordeiro», para ser imolado por eles. Faz-se «tudo para todos», permanecendo ele mesmo aquilo que é por natureza.

(Referências bíblicas: Mt 3,17; Mt 1,16; Mt 24,30; Dn 7,13; Mt 24,30; Lc 2,11; Mt 1,21; Mt 3,17; Jo 15,1; Jo 10, 7; Hb 7,26; 1Tm 2,5; Act 8,32; 1Cor 9,22)

Sem comentários: