terça-feira, 8 de julho de 2008

EVANGELHO QUOTIDIANO

Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68


Segunda-feira, dia 08 de Julho de 2008

Hoje a Igreja celebra : Beato Diogo de Carvalho, presbítero, mártir, +1624, São Marcos Kitien Siang, mártir, +1900

Ver comentário em baixo,
S. Cirilo de Alexandria : «Ele entrou e pegou na mão da menina»


Livro de Oseias 2,16.17-18.21-22.

É assim que a vou seduzir: ao deserto a conduzirei, para lhe falar ao coração. Dar-lhe-ei então as suas vinhas e o vale de Acor será como porta de esperança. Aí, ela responderá como no tempo da sua juventude, como nos dias em que subiu da terra do Egipto. Naquele dia oráculo do SENHOR ela me chamará: «Meu marido» e nunca mais: «Meu Baal.» Então, te desposarei para sempre; desposar-te-ei conforme a justiça e o direito, com amor e misericórdia. Desposar-te-ei com fidelidade, e tu conhecerás o SENHOR.

Livro de Salmos 145(144),2-3.4-5.6-7.8-9.

Todos os dias te bendirei; louvarei o teu nome para sempre.
SENHOR é grande e digno de todo o louvor; a sua grandeza é insondável.
Cada geração contará à seguinte o louvor das tuas obras e todos proclamarão as tuas proezas.
Anunciarão o esplendor da tua majestade e eu meditarei sobre as tuas maravilhas.
Eles contarão o poder das tuas obras e eu proclamarei a tua grandeza.
Assim celebrarão a memória da tua imensa bondade e glorificarão a tua justiça.
SENHOR é clemente e compassivo, é paciente e misericordioso.
SENHOR é bom para com todos; a sua ternura repassa todas as suas obras.


Evangelho segundo S. Mateus 9,18-26.

Enquanto Jesus lhes dizia estas coisas, aproximou-se um chefe que se prostrou diante dele e disse: «Minha filha acaba de morrer, mas vem impor-lhe a tua mão e viverá.» Jesus, levantando-se, seguiu o com os discípulos. Então, uma mulher, que padecia de uma hemorragia há doze anos, aproximou se dele por trás e tocou-lhe na orla do manto, pois pensava consigo: 'Se eu, ao menos, tocar nas suas vestes, ficarei curada.’ Jesus voltou-se e, ao vê-la, disse-lhe: «Filha, tem confiança, a tua fé te salvou.» E, naquele mesmo instante, a mulher ficou curada. Quando chegou a casa do chefe, vendo os flautistas e a multidão em grande alarido, disse: «Retirai-vos, porque a menina não está morta: dorme.» Mas riam-se dele. Retirada a multidão, Jesus entrou, tomou a mão da menina e ela ergueu-se. A notícia espalhou-se logo por toda aquela terra.

Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

S. Cirilo de Alexandria (380-444), bispo, doutor da Igreja
Comentário ao evangelho de João, 4; pg 73, 560


«Ele entrou e pegou na mão da menina»


Assim que Cristo entrou em nós pela sua própria carne, nós revivemos inteiramente; é inconcebível, ou mais ainda, impossível, que a vida não faça viver aqueles nos quais ela se introduziu. Como se cobre um tição ardente com um montão de palha para guardar intacto o germe do fogo, assim nosso Senhor Jesus Cristo esconde a vida em nós pela sua própria carne e coloca aí como uma semente de imortalidade que afasta toda a corrupção que trazemos em nós.

Não é pois apenas pela sua palavra que ele realiza a ressurreição dos mortos. Para mostrar que o seu corpo dá a vida, como tínhamos dito, ele toca os cadáveres e pelo seu corpo dá a vida a esses corpos já em vias de desintegração. Se o simples contacto da sua carne sagrada restitui a vida a esses mortos, que beneficio não encontraremos nós na sua eucaristia vivificante quando a recebemos!... Não será suficiente que apenas a nossa alma seja regenerada pelo Espírito para uma vida nova. O nosso corpo denso e terrestre também deve ser santificado pela sua participação num corpo também denso e da mesma origem que o nosso e deve ser chamado também à incorruptibilidade.

Sem comentários: