domingo, 20 de julho de 2008

EVANGELHO QUOTIDIANO

Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68


Sabado, dia 20 de Julho de 2008

Hoje a Igreja celebra : Santas Justa e Rufina, mártires, séc. III, Santo Arsénio, eremita, +séc. V

Ver comentário em baixo,
Santo Isac o Sírio : "O meu servidor não quebrará a cana fendida, não apagará a mecha que fumega... As nações colocarão a sua esperança no Seu nome"


Livro de Miqueias 2,1-5.

Ai dos que planeiam a iniquidade, dos que maquinam o mal em seus leitos, e o executam logo ao amanhecer do dia, porque têm o poder na sua mão! Cobiçam as terras e apoderam-se delas, cobiçam as casas e roubam-nas; fazem violência ao homem e à sua família, ao dono e à sua herança. Por isso, assim fala o Senhor: «Tenho planeado um mal contra esta raça, do qual não livrareis o pescoço. Não andareis mais com a cabeça erguida, porque será tempo calamitoso. Naquele dia será composta sobre vós uma sátira, e cantar-se-á uma elegia: ‘Estamos perdidos completamente, a parte do meu povo passa a outros. Ninguém a restituirá. Roubam e distribuem os nossos campos.’ Por isso, não terás ninguém que meça com cordel as porções, na assembleia do Senhor.»

Livro de Salmos 9(9B),1-2.3-4.7-8.14.

SENHOR, porque te conservas à distância e te escondes nos tempos de angústia?
No seu orgulho, o ímpio persegue o infeliz; que ele seja apanhado na cilada que armou.
pecador vangloria-se da sua ambição; o ganancioso blasfema e despreza o SENHOR.
ímpio diz, na sua arrogância: «Ele não me castigará! Deus não existe!» É só nisto que ele pensa.
sua boca está cheia de maldição e mentira; na sua língua só há malícia e maldade.
Põe-se de emboscada junto aos povoados e esconde-se para matar o inocente; os seus olhos espiam o infeliz.
Mas Tu vês a angústia e o pesar, observas tudo e tomas essa causa nas tuas mãos. A ti se abandona confiadamente o pobre; Tu és o amparo do órfão.


Evangelho segundo S. Mateus 12,14-21.

Os fariseus, saindo dali, reuniram-se em conselho contra Jesus, a fim de o matarem. Quando soube disso, Jesus afastou-se dali. Muitos seguiram-no e Ele curou-os a todos, ordenando-lhes que o não dessem a conhecer. Assim se cumpriu o que fora anunciado pelo profeta Isaías: Aqui está o meu servo, que escolhi, o meu amado, em quem a minha alma se deleita. Derramarei sobre Ele o meu espírito, e Ele anunciará a minha vontade aos povos. Não discutirá nem bradará, e ninguém ouvirá nas praças a sua voz. Não há-de quebrar a cana fendida, nem apagar a mecha que fumega, até conduzir a minha vontade à vitória. E, no seu nome, hão-de esperar os povos!

Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

Santo Isac o Sírio (séc. VII), monge em Nínive, perto de Mossul, no actual Iraque
Discursos ascéticos, 1ª série, nº 20


"O meu servidor não quebrará a cana fendida, não apagará a mecha que fumega... As nações colocarão a sua esperança no Seu nome"


Quero abrir a boca, irmãos, para vos falar do altíssimo assunto da humildade. E estou cheio de temor, como quem sabe que deve falar de Deus com a língua dos seus próprios pensamentos. Porque a humildade é a roupagem da Divindade. Fazendo-se homem, o Verbo revestiu-se de humildade. Através dela, viveu connosco dentro de um corpo. E todo o que vive na humildade torna-se verdadeiramente semelhante Àquele que desceu das alturas e cobriu a sua grandeza e a sua glória com as vestes da humildade, para que, ao vê-lo, a criação não fosse consumida. Porque a criação não teria podido contemplá-lo se Ele não tivesse tomado sobre si a humildade e não tivesse, assim, vivido com ela. Não teria havido face a face com Ele. A criação não teria ouvido as palavras da sua boca...

Por isso, quando a criação vê um homem revestido da semelhança do seu Mestre, ela o venera e honra, tal como o fez ao Mestre, que viu viver revestido de humildade. Com efeito, que criatura não se deixa enternecer diante do humilde? Contudo, enquanto a glória da humildade não se tinha revelado a todos em Cristo, desdenhava-se desta visão tão cheia de santidade. Mas agora a sua grandeza elevou-se aos olhos do mundo. Foi concedido à criação receber, na mediação do homem humilde, a visão do seu Criador. Por isso, o humilde não é desprezado por ninguém, nem sequer pelos inimigos da verdade. Aquele que aprendeu a humildade é venerado por causa dela, como se tivesse sobre si uma coroa e vestes de púrpura.

Sem comentários: