domingo, 4 de novembro de 2007

UMA IDENTIDADE SEM VALOR

Vou ao contexto do texto
Que redige minha vida
Formações de idéias
Angustia e sentimentos
Sustos na minha ausência
Ausência de mim mesmo
Não em fuga da realidade
Não em fuga de meu idealismo
Mas em fuga da falsidade
Que estampada está na cara
Daqueles que desonram e descomandam
Minha nação...

Não encaro e nem mais fujo das verdes fardas,
Elas não tem mais poderes,
Mas deixaram seu rastro de sangue
E de impunidade
Que hoje é usada como referencia
Pelos becos, ruas e muros de minha cidade.
Desfilo entre os destroços de meu ser
Que ainda jovem conheci e vivi
As atrocidades inerentes ao povo de meu país...

Entrego-me ao silencio das noites,
Das madrugadas
Tenho receio das transformações em mente
Daqueles que marcharam contra a Ditadura Militar
E parte deles hoje pior fazem
Mentindo sobre o que é a fome
Negando a miséria existente
Nos pobres lares
Que ocupam as grandes metrópoles
Desta nação que sou fruto.
Hipócritas os que prometem e mentem
Hipócritas os seguidores
Destes que prometem e mentem.
Não faço parte desta escória
Que a meu ver,
São as aberrações transvertidas de humanos
Com seus aparatos desumanos...

Dentro de meu silencio
Aparo minhas lágrimas de dor
Daquilo que continuo vendo
Sem nada poder fazer.
Desilusão marcas de meus pés no chão
Sombra pérfidas de minha alma
Que em sua dor se assola
Na membrana escusa fétida
Desta vida que me é proporcionada por esse governo
Sem que aos excluídos eu possa dar-me em ajudar
Sinto-me mais excluídos que todos que vivem
As sombras inertes da exclusão...

Não faço de meu tempo um brinquedo sem lógica
Atiro-me as fronteiras das razões
Não encontro à palavra salvação
Dou-me ao desprezo de minha abnegada inteligência
Ela de nada vale
Ela de nada surte efeito moral
Apenas estampas do meu não entender
De que cresci e meu país apenas estático ficou
No tempo das promessas de iguarias azedas
Que continuam morando nos prantos,
Nos pratos
E na barriga da miséria...

Meu país tem nome,
Mas pra quem a ele entrega sua produção,
Apenas,
Uma identidade sem valor.
Brasil,
Não sei se ainda terei tempo de vida,
Mas espero que meus netos
Possam realmente com amor
Poder um dia espalmando suas mãos sobre seus corações
E entoar esse canto lindo chamado hino
Que pra mim nesse meu momento de estagnação
Infelizmente não tem valor...

Sem comentários: