domingo, 6 de julho de 2008

EVANGELHO DO DIA

Ano A
Dia: 06/07/2008
Um convite de Jesus
Mt 11,25-30


Naquela ocasião Jesus disse:
- Ó Pai, Senhor do céu e da terra, eu te agradeço porque tens mostrado às pessoas sem instrução aquilo que escondeste dos sábios e dos instruídos! Sim, ó Pai, tu tiveste prazer em fazer isso.
- O meu Pai me deu todas as coisas. Ninguém sabe quem é o Filho, a não ser o Pai; e ninguém sabe quem é o Pai, a não ser o Filho e também aqueles a quem o Filho quiser mostrar quem o Pai é.
- Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso. Sejam meus seguidores e aprendam comigo porque sou bondoso e tenho um coração humilde; e vocês encontrarão descanso. Os deveres que eu exijo de vocês são fáceis, e a carga que eu ponho sobre vocês é leve.

Comentário do Evangelho
A oração de Jesus

Na primeira parte do evangelho de hoje (vv. 25-27), temos uma breve oração de louvor, de Jesus, com a afirmação da união de conhecimento entre o Filho e o Pai. Este texto, está também, praticamente com as mesmas palavras, no evangelho de Lucas, com um estilo estranho ao estilo literário dos evangelhos sinóticos. Encontramos semelhanças de estilo nas seguintes passagens do evangelho de João: dirigir-se diretamente ao Pai, em oração de louvor (Jo 11,41b-42); tudo entregue pelo Pai e a revelação do Filho (Jo 17,6), o conhecimento entre o Filho e o Pai (Jo 17,25-26).
Jesus dá testemunho do Pai diante de todos. A vontade do Pai é que todos o acolham. Contudo surge uma separação entre os "sábios e entendidos" e os "pequeninos". Os sábios e entendidos são os auto-suficientes das elites judaicas e os poderosos das cidades. Estes estão bem instalados em seus privilégios e não querem mudanças. Os pequeninos são os pobres bem-aventurados, privados e carentes, em busca do socorro de Deus e ansiosos pela mudança do sistema de opressão. Completando a oração, Jesus afirma a sua união de conhecimento com o Pai, que é a fonte da sua revelação ao mundo. Em Deus, conhecer e amar são inseparáveis. A experiência missionária confirma que os pobres estão mais disponíveis para acolherem as propostas do Reino para a transformação do mundo.
Depois da sua ação de graças com alegria, Jesus convida a todos ao seu seguimento. O descanso e o alívio são convincentes motivos para este seguimento. Os discípulos suportavam o fardo da religião do Templo e da sinagoga. Era uma religião de observâncias que oprimiam e excluíam. Pela adesão à novidade de Jesus, no seu convívio, na amizade, na fraternidade e na prática do serviço, os discípulos encontram a alegria. No mundo também vigora o pesado fardo da ideologia do poder e do sucesso. É a ideologia mantida pelos donos do poder em vista da submissão dos oprimidos. O mundo oferece a todos a sedução da riqueza e do poder. Correndo atrás destas ofertas as pessoas se isolam e seus corações são carregados com os fardos da ansiedade e da angustia.
A paz comunicada por Jesus, tão desejada por todos (cf. primeira leitura), até hoje não foi encontrada por Israel, que, fixo na idéia de "povo eleito", ainda prioriza a violência e a guerra.
Na segunda leitura prevalece o dualismo carne x espírito. Como fruto da encarnação do Filho de Deus, é no coração humano de Jesus, manso e humilde, que se encontra o repouso e a paz.

Oração

Pai, a mansidão e a humildade de Jesus sirvam de estímulo para mim, no relacionamento com os meus semelhantes. Livra-me da arrogância e da prepotência!




A Bíblia é a Palavra de Deus.
"Passará o céu e a terra,
porém as minhas palavras
não passarão."
(Lucas 21:3)

Sem comentários: