quinta-feira, 17 de julho de 2008

EVANGELHO DO DIA

Ano A
Dia: 17/07/2008

Um convite de Jesus
Mt 11, 28-30


- Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso. Sejam meus seguidores e aprendam comigo porque sou bondoso e tenho um coração humilde; e vocês encontrarão descanso. Os deveres que eu exijo de vocês são fáceis, e a carga que eu ponho sobre vocês é leve.

Comentário do Evangelho
Vinde a mim

Após agradecer ao Pai pela sua revelação aos pequeninos, Jesus apresenta-se como aquele que tem uma proposta de seguimento que traz o alívio para os oprimidos e excluídos. O texto tem o estilo dos textos de sabedoria e proféticos. "Vinde a mim, todos os que me desejais, fartai-vos de meus frutos, porque a minha instrução é mais doce do que o mel..." (Eclo 24,26-27); "Porque eu darei abundância àquele que estava cansado e saciarei todo aquele que desfalecia" (Jer 31,25); "... qual era o caminho do bem? Caminhai nele! Então alcançareis repouso para vós" (Jer 6,16).
"Vinde a mim, todos vós..." é um amplo chamado ao discipulado, assim como foram chamados os primeiros discípulos. Responder a este chamado significa ir, perseverar e doar-se totalmente.
Os discípulos de origem do judaísmo estavam sujeitos ao fardo religioso de um legalismo deprimente, que sobrecarregava as consciências tornando-as pesadas, roubando-lhes a alegria. A isto se somavam os fardos dos tributos e ofertas cobrados que sacrificavam o povo em geral. Aos pesados fardos, Jesus contrapõe seu jugo suave. Com Jesus encontra-se um projeto de vida plena. Inserir-se neste projeto supõe assumir compromissos exigentes, mas aliviados pela imensa alegria que proporcionam. Aí se dá o encontro com a comunidade, a amizade, a fraternidade, o serviço, na alegria, celebrando a vida e a paz.

Oração

Pai, dá-me disposição para pôr em prática as exigências do Reino, assumidas como expressão de minha fé sincera em teu Filho Jesus. Que elas sejam para mim um jugo suave!


A Bíblia é a Palavra de Deus.
"Passará o céu e a terra,
porém as minhas palavras
não passarão."
(Lucas 21:3)


Jesus lhes disse:
"Ide por todo o mundo e pregai o
Evangelho a toda criatura".
(Mc 16,15)

Sem comentários: