quinta-feira, 17 de julho de 2008

EVANGELHO QUOTIDIANO

Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68


Quinta-feira, dia 17 de Julho de 2008

Hoje a Igreja celebra : Beato Nicolau Dinis, mártir, +1570, Beato Inácio de Azevedo e companheiros, mártires, +1570, Beato Bento de Castro, mártir, +1570

Ver comentário em baixo,
São Siluane : «Aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração e encontrareis descanso para o vosso espírito»


Livro de Isaías 26,7-9.12.16-19.

O caminho do justo é recto; é o Senhor quem prepara o caminho do justo. Seguindo os caminhos dos teus desejos, SENHOR, esperamos em ti. E com que ansiedade pronunciamos o teu nome e nos lembramos de ti! A minha alma suspira por ti de noite, e do mais profundo do meu espírito, eu te procuro pela manhã, porque quando exerces sobre a terra os teus julgamentos, os habitantes do mundo aprendem a justiça. SENHOR, dá-nos a paz, porque és Tu que realizas todos os nossos empreendimentos. SENHOR, na tribulação, nós recorríamos a ti, quando a força do teu castigo nos abatia. Como a mulher grávida, prestes a dar à luz, se torce e grita nas suas dores, assim éramos nós na tua presença, SENHOR. Nós concebemos, sofremos dores de parto, e o que demos à luz foi vento. Não demos a salvação ao nosso país, nem nasceram novos habitantes na terra. Os teus mortos reviverão, os seus cadáveres ressuscitarão. Despertai e rejubilai vós que jazeis no sepulcro! Pois o teu orvalho é um orvalho de luz, que fará renascer os que não passavam de sombras.

Livro de Salmos 102(101),13-14.15.16-18.19-21.

Tu, porém, SENHOR, permaneces para sempre e o teu nome será lembrado por todas as gerações.
Levanta-te, tem piedade de Sião; já é tempo de lhe perdoares.
Os teus servos amam as suas pedras, sentem pena das suas ruínas.
Os povos honrarão, SENHOR, o teu nome, e todos os reis da terra, a tua majestade.
Quando o SENHOR reconstruir Sião e manifestar a sua glória,
há-de voltar-se para a oração do indigente e não desprezará as suas súplicas.
Escrevam-se estas coisas para as gerações futuras, e os que hão-de nascer louvarão o SENHOR.
SENHOR observa do alto do seu santuário; lá do céu, Ele olha para a terra,
para escutar os gemidos dos cativos e livrar os condenados à morte.


Evangelho segundo S. Mateus 11,28-30.

«Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, que Eu hei-de aliviar-vos. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração e encontrareis descanso para o vosso espírito. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.»

Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

São Siluane (1886-1938), monge ortodoxo
Escritos


«Aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração e encontrareis descanso para o vosso espírito»


O Senhor ama os homens, mas fá-los passar por provações. Assim, eles poderão reconhecer a sua própria impotência e humilhar-se e, graças à humildade, receber o Santo Espírito. E com o Santo Espírito tudo está bem, tudo se enche de alegria [...] Aquele que vive em humildade contenta-se com tudo o que lhe acontece, porque o Senhor é a sua riqueza e alegria; todos os homens se espantarão com a beleza da sua alma.

Dizes: «A minha vida está cheia de sofrimento». Mas responder-te-ei, ou melhor, é o próprio Senhor a dizer-to: «Sê humilde, e verás que as provações se transformarão em repouso», de tal maneira que tu próprio te espantarás e dirás: «Por que estava eu, dantes, tão atormentado e aflito?» Agora és feliz porque te tornaste humilde e porque a graça divina veio até ti; agora, ainda que estejas só na pobreza, a alegria não te deixará, porque tens na alma aquela paz acerca da qual disse o Senhor: «Deixo-vos a paz; dou-vos a minha paz» (Jo 14,27). É assim que o Senhor dá a paz às almas humildes.

Sem comentários: