quarta-feira, 16 de julho de 2008

HUMILDADE

Humildade é simplicidade e naturalidade.

Muitos interpretam humildade como pusilanimidade ou frouxidão de caráter. Os

que assim pensam estão muito longe da verdade.

Ser humilde não é ser covarde, não é se aviltar nem rastejar. É apenas ser simples.

Certas pessoas, para atestar a sua humildade, se dizem insignificantes, esquecidas

de que esse sentimento depressivo a seu próprio respeito entorpece e anula qualquer

atividade sua. A sugestão é algo importante na nossa vida, e aquele que se deprecia, vai-se

convencendo da sua incapacidade, perdendo, assim, o estímulo para qualquer investimento.

Se a própria pessoa se desvaloriza, se amesquinha diante dos outros, como

esperar que alguém lhe dê qualquer incumbência de responsabilidade?

“A justiça começa por casa”, diz um sábio rifão.

Ninguém é insignificante; todos têm o seu valor. Cada um deve procurá-lo dentro de

si e fazê-lo viver.

A parábola do óbulo da viúva, por exemplo, nos mostra o valor da ação sincera,

embora aparentemente insignificante. Ela ofereceu o que possuía e o fez com amor.

Segundo o Mestre, não seremos julgados, no tribunal divino, pelo número de

talentos que nos foi confiado, mas pela fidelidade na sua aplicação.

A tragédia mais pungente é a do talento que se perde por força de uso. E deixa de

ser usado pela carência de esforço, de uma vontade resoluta.

Ser humilde é proceder como a viúva da parábola: fazer aquilo que estiver ao nosso

alcance, o melhor que pudermos, com todo o nosso amor, para que o talento que nos foi

confiado se multiplique.

Saibamos que da contribuição fiel de cada um de nós é que a evolução segue a sua

trajetória. Contribuição consciente e perseverante.

Pode-se ser humilde e austero ao mesmo tempo, pois a humildade não nos compele

a deixarmos as coisas erradas ao nosso lado, sem ajudarmos com a energia que se fizer

necessária para consertar esses erros.

A humildade é ativa e vigilante porque conhece a sua missão.

Humildade, pois, é ausência total de vaidade e desligamento das coisas transitórias

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