terça-feira, 22 de julho de 2008

NA ASCENSÃO ESPIRITUAL

Determina a Providência que todos os seres da Criação recebam esse ou aquele provimento de forças, segundo o desejo em que se expressam, de modo a cooperarem na evolução e no engrandecimento da vida.





Anseia o verme pelo alimento do subsolo e recebe a substância que lhe assegura a vitalidade, trabalhando, porém, na fecundação da terra, até que outros impulsos lhe marquem a crisálida de consciência.



Aspira o animal de grande porte à pastagem nutritiva e recolhe o verde elemento do campo que lhe garante a sustentação e o equilíbrio, obrigando-se, entretanto, a colaborar nos processos de renovação e fertilidade da natureza, até que desperte para impulsos mais altos.



Pede o silvícola a proteção da floresta em que se lhe encrava o domicílio singelo e encontra meios de construir a taba, que lhe asila a existência, colaborando na formação de bases para a civilização porvindoura, até que idéias mais elevadas lhe iluminem a mente.



Cada espírito estagia na situação de que necessita, detendo os recursos que a Sabedoria Infinita lhe empresta, servindo ao progresso, nesse ou naquele departamento do mundo, até que estabeleça para si mesmo aspirações mais nobres, capazes de alçá-lo à Vida Superior.



Abstenhamo-nos de usar a prece por arma de caça a vantagens inferiores.





Não nos demoremos em petições descabidas e injustas que somente nos agravariam a posição de almas reclusas nos círculos inquietantes da experiência terrestre.

Abracemos o trabalho edificante, compreendamos a dificuldade e a dor por auxiliares de nosso próprio burilamento e abreviaremos a nossa longa viagem para os cimos da evolução.

Sem comentários: