domingo, 20 de julho de 2008

Oração de Perdão dos Pecados

Tenho perdoado a todos? Há em mim alguma malícia, despeito ou ódio, violenta inimizade em meu coração? Conservo ressentimentos, ou tenho-me recusado a fazer reconciliação?
Fico irado? Ainda perco a paciência?
Há alguma inveja em mim? Quando alguém é preferido, e eu desprezado, sinto-me degradado? Cheio de despeito? Tenho inveja daqueles que sabem orar, falar ou fazer muitas coisas melhor do que eu?
Perco a paciência e fico irritado? As pequeninas coisas me irritam e aborrecem? Ou me mantenho sempre gentil, calmo e imperturbável em todas as circunstâncias?
Sinto-me ofendido com facilidade? Quando os outros deixam de notar minha presença ou passam por mim sem dirigir-me a palavra, fico ofendido? Se a outros é atribuída grande honra, ao passo que sou negligencia, como me sinto?
Há algum orgulho em meu coração? Fico soberbo? Dou excessiva importância a minha posição e as minhas realizações pessoais?
Tenho sido desonesto? Meus negócios são francos e estão acima de suspeitas? Trabalho oito horas honesto? Pago um salário honesto a meus empregados?
Tenho sido bisbilhoteiro? Fiz fuxico de meu próximo com alguém? Tenho caluniado o caráter alheio? Ajudei a espalhar histórias falsas sobre outras pessoas, e me intrometo nas questões alheias?
Critico os outros sem amor? Com violência e perversamente? Vivo encontrando faltas nos outros?
Roubo a Deus? Tenho roubado o tempo que pertence a ele? Tenho-lhe sonegado o dízimo?
Sou mundano? Amo o resplendor, a pompa e a imodéstia do mundo?
Tenho furtado? Porventura me tenho apossado as ocultas de pequenas coisas que não me pertencem?
Cultivo uma atitude de amargura contra os outros? Há ódio em meu coração?
Minha vida se caracteriza pela frivolidade?Minha conduta é inconveniente? Por causa de minhas ações, o mundo me considera um dos seus?
Tenho enganado a alguém e deixado de fazer restituição?
Mostro-me preocupado ou ansioso? Tenho deixado de confiar em Deus quanto as minhas necessidades temporais e espirituais? Vivo pensando nas dificuldades, antes mesmo delas surgirem no horizonte?
Tenho sido culpado de pensamentos sensuais? Permito que a minha mente acolha imaginações impuras e ímpias?
Sou veraz no que digo, ou antes exagero as coisas, ou as diminuo, e assim transmito impressões falsas? Tenho sido mentiroso?
Sou culpado do pecado de incredulidade? A despeito de tudo quanto ele tem feito por mim, continuo recusando-me a confiar em sua Palavra? Sou dado a murmurações e queixumes?
Tenho cometido o pecado de negligencia na oração? Oro pelos outros? Quanto tempo dedico a oração? Quantas horas passo diante da televisão? Quantas horas gasto em esportes, divertimentos, lazer e outras atividades?
Estou negligenciado a Palavra de Deus? Quantos capítulos da Bíblia costumo ler diariamente? Estudo a Bíblia? Amo-a? Faço das Escrituras a fonte do meu suprimento espiritual?
Tenho deixado de confessar a Cristo abertamente? Sinto vergonha de Jesus? Mantenho a boca fechada quando cercado de pessoas do mundo? Estou testemunhando diariamente de meu Salvados?
Sinto a responsabilidade pela salvação das almas? Tenho amor pelas almas perdidas? Há no meu coração alguma compaixão por aqueles que me perecem?
24.Perdi o meu primeiro amor, e não me sinto mais aquecido pelo fogo de Deus?

Sem comentários: