terça-feira, 15 de julho de 2008

EVANGELHO DO DIA

Ano A
Dia: 15/07/2008
As cidades que não creram
Mt 11, 20-24

Então Jesus começou a acusar as cidades onde tinha feito muitos milagres. Ele fez isso porque os seus moradores não haviam se arrependido dos seus pecados. Jesus disse:
- Ai de você, cidade de Corazim! Ai de você, cidade de Betsaida! Porque, se os milagres que foram feitos em vocês tivessem sido feitos nas cidades de Tiro e de Sidom, os seus moradores já teriam abandonado os seus pecados há muito tempo. E, para mostrarem que estavam arrependidos, teriam vestido roupa feita de pano grosseiro e teriam jogado cinzas na cabeça! Pois eu afirmo a vocês que, no Dia do Juízo, Deus terá mais pena de Tiro e de Sidom do que de vocês, Corazim e Betsaida. E você, cidade de Cafarnaum, acha que vai subir até o céu? Pois será jogada no mundo dos mortos! Porque, se os milagres que foram feitos aí tivessem sido feitos na cidade de Sodoma, ela existiria até hoje. Pois eu afirmo a vocês que, no Dia do Juízo, Deus terá mais pena de Sodoma do que de você, Cafarnaum.

Comentário do Evangelho
Jesus censura as cidades

Encontramos esta censura às três cidades, também, no evangelho de Lucas (cf. 3 out.), praticamente com as mesmas palavras. Lucas a insere no envio missionário dos setenta e dois, em território da Samaria.
Jesus havia censurado "esta geração" (Mt 11,16), referindo-se ao judaísmo tradicional, que rejeitava e condenava João Batista e Jesus. Em seguida, agora, censura as "cidades", aludindo aos centros de poder econômico e cultural, que na sua auto-suficiência não se sensibilizam com os milagres de Jesus. As cidades imprecadas são de médio porte, sob influência de sinagogas locais. Corazim e Betsaida situavam-se ao norte de Cafarnaum, todas às margens do mar da Galiléia. As grandes cidades helênicas de Séforis e Tiberíades não são mencionadas. Está em questão a rejeição ou a aceitação do Reino. O Reino que é rejeitado pelos que estão instalados no poder religioso ou econômico é acolhido pelos pobres e humildes.

Oração

Pai, que eu seja movido à conversão e à penitência pelo testemunho de Jesus, o qual me atrai para ti.


A Bíblia é a Palavra de Deus.
"Passará o céu e a terra,
porém as minhas palavras
não passarão."
(Lucas 21:3)

Jesus lhes disse:
"Ide por todo o mundo e pregai o
Evangelho a toda criatura".
(Mc 16,15)

Sem comentários: