sábado, 19 de julho de 2008

EVANGELHO DO DIA

Ano A
Dia: 19/07/2008
O servo escolhido de Deus
Mt 12, 14-21

Então os fariseus que estavam ali saíram e começaram a fazer planos para matar Jesus.
Quando Jesus soube disso, foi embora dali, e muita gente o seguiu. Ele curou todos os que estavam doentes e mandou que não contassem nada a ninguém a respeito dele. Isso aconteceu para se cumprir o que o profeta Isaías tinha dito:
"Disse Deus: Aqui está o meu servo
que escolhi,
aquele que amo e que dá muita alegria
ao meu coração.
Eu porei nele o meu Espírito,
e ele anunciará o meu julgamento
a todos os povos.
Não discutirá, nem gritará,
nem fará discursos nas ruas.
Não esmagará o galho que está quebrado,
nem apagará a luz que já está fraca.
Ele agirá assim até que a causa da justiça
seja vitoriosa.
E todos os povos vão pôr nele
a sua esperança."

Comentário do Evangelho
Jesus é o servo de Deus

Jesus, em seu empenho em promover a vida e restaurar a dignidade humana, com freqüência infringe as observâncias e restrições legais da Lei, do Templo e das sinagogas. Após ter curado um homem com a mão seca, em uma sinagoga, em um sábado, os fariseus, que se sentem ameaçados em seu poder diante de tal subversão, tomam a decisão de matar Jesus. Jesus, sabendo disto refugia-se em outro lugar. As multidões o seguem e ele cura a todos. Mateus escreve para uma comunidade de cristãos oriundos do judaísmo. Sua intenção é demonstrar que Jesus, a partir de sua atividade taumatúrgica, vem realizar as promessas proféticas das escrituras. Reproduz, adaptando-o, um texto de Isaías: "Eis o meu servo, que escolhi..." (Is 42,1-4). Jesus é o Servo de Deus, investido pelo Espírito para sua missão. Ele é manso e não praticará a violência. Contudo, com absoluta firmeza, anunciará às nações o direito, até que ele triunfe. Em seu evangelho, Mateus apresenta o Reino como reino universal de direito, justiça e paz.

Oração

Pai, meu único desejo é estar em comunhão contigo, para que, como Jesus, eu saiba discernir, em cada circunstância, a melhor maneira de agir.



A Bíblia é a Palavra de Deus.
"Passará o céu e a terra,
porém as minhas palavras
não passarão."
(Lucas 21:3)

Jesus lhes disse:
"Ide por todo o mundo e pregai o
Evangelho a toda criatura".
(Mc 16,15

Sem comentários: