segunda-feira, 21 de julho de 2008

EVANGELHO DO DIA

Ano A
Dia: 21/07/2008
O pedido de um milagre
Mt 12, 38-42


Então alguns mestres da Lei e alguns fariseus disseram a Jesus:
- Mestre, queremos ver o senhor fazer um milagre.
Jesus respondeu:
- Como as pessoas de hoje são más e sem fé! Vocês estão me pedindo que faça um milagre, mas o milagre do profeta Jonas é o único sinal que lhes será dado. Porque assim como Jonas ficou três dias e três noites dentro de um grande peixe, assim também o Filho do Homem ficará três dias e três noites no fundo da terra. No Dia do Juízo o povo de Nínive vai se levantar e acusar vocês, pois eles se arrependeram dos seus pecados quando ouviram a pregação de Jonas. E eu afirmo que o que está aqui é mais importante do que Jonas. No Dia do Juízo a Rainha de Sabá vai se levantar e acusar vocês, pois ela veio de muito longe para ouvir os sábios ensinamentos de Salomão. E eu afirmo que o que está aqui é mais importante do que Salomão.

Comentário do Evangelho
O sinal de Jonas

Esta narrativa é encontrada, de forma mais breve, no evangelho de Marcos. Aí, Jesus, sumariamente, nega o pedido de sinal. Os chefes do judaísmo, simplesmente referidos como "esta geração", em Marcos, são, em Mateus, considerados uma "geração perversa e adúltera".
Em Mateus, aos escribas e fariseus que lhe falam, Jesus apresenta o "sinal do profeta Jonas". Conforme a tradição judaica, depois de três dias e três noites nas entranhas de um peixe grande, Jonas foi vomitado em terra firme. Daí a interpretação do sinal: "o Filho do Homem estará três dias e três noites no seio da terra". Temos aqui uma interpretação pós pascal, da tradição elaborada pelos discípulos de origem hebréia, alusiva à ressurreição de Jesus.
A presença de Jesus, através dos sinais de amor e vida nas comunidades, dispensa quaisquer outros sinais.

Oração

Pai, dá-me simplicidade de coração para reconhecer que Jesus é teu Filho, enviado ao mundo para nos salvar. E que jamais eu exija sinais além dos que ele já realizou.


A Bíblia é a Palavra de Deus.
"Passará o céu e a terra,
porém as minhas palavras
não passarão."
(Lucas 21:3)

Jesus lhes disse:
"Ide por todo o mundo e pregai o
Evangelho a toda criatura".
(Mc 16,15)

Sem comentários: