domingo, 11 de novembro de 2007

SUMÁRIO DO ARQUÉTIPO DO MESTRE

O arquétipo do Mestre pede-nos que sejamos abertos aos resultados, mas não nos prendamos a eles. Quando expressamos o Mestre, desenvolvemos nossa capacidade de desapego; honramos nossa herança; tornamo-nos mais flexíveis e fluidos, como a Avó Oceano; demonstramos sabedoria e seus componentes de clareza, objetividade e discernimento.

Aspectos da Sabedoria
. Clareza
. Objetividade
. Discernimento

Categorias de Espíritos Ancestrais
. Família por laços de sangue
. Família por afinidade e amigos
. Figuras histórias que nos inspiram

DOCE TERRITÓRIO DO SILÊNCIO

As Quatro Leis Imutáveis de Harrison Owen
(ensinamentos sobre o desapego)

. Quem quer que esteja presente, é a pessoa certa
. Seja quando for que comece, é o tempo certo
. O que quer que aconteça, é a única coisa que poderia ter acontecido
. Quando acaba, acaba


As Seis Categorias de Perdas de William Bridge
. Perda de laços
. Perda rumos
. Perda de estrutura
. Perda de futuro
. Perda de significado
. Perda de controle

Para tudo há um tempo,
Para cada coisa há um momento sob os céus;
Há tempo para nascer
E tempo para morrer;
E tempo para plantar
E tempo para colher;
E tempo para matar e tempo para sarar
Tempo para demolir
E tempo para construir;
Tempo para chorar e tempo para rir;
Tempo para gemer e tempo para dançar;
Tempo para atirar pedras
E tempo para junta-las;
Tempo para abraçar
E tempo para apartar-se;
Tempo para ganhar e tempo para perder;
Tempo para guardar
E tempo para jogar fora;
Tempo para rasgar e tempo
Para coser;
Tempo para calar e tempo para falar;
Tempo para amar e tempo para odiar;
Tempo para a guerra.
E tempo para a paz.

- Eclesiastes, 3:1-8

QUESTÕES

Pense em suas respostas às questões que se seguem. Para desenvolver o Mestre interior, formule e responda diariamente as de números 4 e 7.

1. Quais foram os mestres significativos de minha vida? Destes, quais foram fontes de inspiração, e quais representaram desafios? Quais as qualidades que me atraíram neles, se existiram? O que isso revela a respeito de meu Mestre interior? Para quem você foi mestre e qual é seu mentor atual?
2. Quais as figuras do trapaceiro que, em minha vida, ensinaram-me sobre flexibilidade e revelaram meus padrões de posicionamento, julgamento e controle? Quais foram as “chamadas” que, algumas vezes, me despertaram? De que forma dei-me conta ou “acordei” para minhas limitações?


3. Que tipos de apego encontro em minha vida pessoal, profissional e espiritual?

4. Qual é o meu nível de tolerância em relação ao silêncio e em relação à minha capacidade de estar só? Diariamente, permaneça em silêncio por um espaço de tempo. Desfrute de uma parte do dia como um tempo só seu, especial para ficar sozinho.

5. Quais os ancestrais masculinos que foram tanto uma inspiração como um desafio para mim? Quais os ancestrais femininos que foram tanto uma inspiração como um desafio para mim?

6.Qual é minha capacidade de esperar para agir quando estou confuso? Que áreas de minha vida apresentam confusão atualmente?

7. De que, presentemente, tenho medo? O que estou conscientemente ignorando?

8. Das “Quatro Leis Imutáveis do Espírito” de Harrison Owen, qual é a mais difícil de aceitar ou praticar?

9. Que padrões familiares de negação de vida estou desejando conscientemente quebrar e não mais levar avante?

10. No passado e na herança de minha família, quais as qualidades trazidas até aqui e que posso identificar como “boas, verdadeiras e belas”?

11.Como tenho lidado com as perdas em minha vida? Das seis categorias de perdas, com quais me defronto atualmente?


Esta é a Hora da Liderança –
Relembrada, se sobrevivida,
Como pessoas congelando,
Recolhendo a Neve –
Primeiro – o Calafrio –
Depois o Entorpecimento –
E então o abandono.

Sem comentários: